Para o aproveitamento de uma quadra de squash não utilizada, foi requisitado pelo clube que fizéssemos um “Espaço Família”, um espaço de lazer direcionado a crianças de até 5 anos acompanhadas dos respectivos pais.
Especialmente adequada para brincadeiras em dias chuvosos – quando as crianças não podem aproveitar as áreas externas de recreação que o Clube oferece – o Espaço família deveria ter: um amplo salão multiuso para divertimento das crianças com mezanino (um espaço mais introspectivo para soneca e jogos lúdicos); espaço para preparo rápido de alimentos e refeição (um local em que os pais tivessem a estrutura necessária para rapidamente esquentar e servir alimentos que levam de casa para os filhos – o que é muito importante para pais de crianças mais novas e bebês); e banheiros para crianças e adultos (com todos os equipamentos necessários que os pais necessitam para cuidar da higiene dos filhos).
Aproveitando a estrutura da quadra de squash, que era fechada e coberta, localizamos no fundo da construção a copa e os banheiros – de modo que o salão de brincadeiras fosse liberado e amplo. No banheiro de uso conjugado para crianças o lado das crianças é de uma cor e dos adultos de outra, ou seja, a demarcação dos ambientes foi proposta por meio da cor. Há uma porta de acesso para os adultos (em tamanho convencional), e outra pequena de uso exclusivo das crianças. Os equipamentos de banheiro para as crianças foram todos projetados para que fossem proporcionais às suas alturas e tamanhos, ou seja, para ser acessível às crianças.
O espaço de alimentação conta com pia, micro-ondas, bancada, e cadeiras para crianças. No salão de brincadeiras mantivemos o pé direito duplo da antiga quadra de squash e projetamos brinquedos de uso livre, feitos para explorar, inventar e atuar. Por meio de uma grande esquadria de portas de vidro, que instalamos abrindo uma das paredes laterais do salão, conectamos o espaço ao jardim existente do lado de fora.
No mezanino (e também na escada que o liga até o salão) recobrimos o piso com grama sintética. Neste espaço, que tem uma proposta de permitir atividades mais introspectivas e calmas, projetamos uma brinquedoteca – móvel comprido com prateleiras – de fundo transparente, que serve também como guarda-corpo; três camas pequenas e baixas para soneca das crianças e bebês; e poltronas / pufes para os pais. O mobiliário todo foi pensado em tons claros, dando preferência a materiais como pinus e laca branca.
VIVEIRO
O viveiro de pássaros, localizado ao lado da quadra de squash, fica numa área muito pouco sombreada e escondida da vista de quem transita pelo Clube. Em decorrência disso, nos foi pedido um projeto para mudá-lo de lugar. Primeiramente, propusemos aproveitar á área ajardinada onde o viveiro se encontra integrando-o ao Espaço Família, pela abertura lateral já mencionada.
Em seguida, localizamos o viveiro numa área próxima, que, pela movimentação do sol e sombreamento de árvores ali existentes, recebe sol pleno pela manhã e meia sombra ao longo do dia – ou seja, muito mais confortável pros pássaros, que estavam antes num lugar escuro e desanimado. Em frente aos viveiros, criamos áreas de descanso e observação.
Os viveiros seguem a mesma linguagem de desenho dos outros mobiliários do Espaço Família.
COBERTURA DO PARQUINHO
No parquinho infantil aberto, já existente no Clube, fizemos uma cobertura em brises de madeira para filtrar o sol. Não tivemos, neste elemento, a intenção de eliminar completamente o sol, que tanto faz bem para as crianças; orientamos as aletas do brise de forma a reduzir consideravelmente o sol no período do verão, principalmente na parte da tarde, e direcionar a entrada do sol no período de inverno. Os materiais da cobertura foram escolhidos seguindo a linguagem existente nos equipamentos do entorno.
Lista de fabricantes:
Império Madeiras – Cobertura do parquinho


















