Nome do projeto

ECORESORT

Arquitetas responsáveis

Carolina Antonucci, Kelly Tagliati, Tomaz Guimarães, Marina Carrara, Adriana Espiridião (estagiária).

Projeto

Interiores

Tipologia

Empreendimento

Localização

Ouro Preto – MG – BR

Ano

2021

Metragem

7.672,79m²

Descrição

O Ecoresort é um empreendimento que está no Circuito da Estrada Real, localizado a 30km Ouro Preto através da MG-129.

O material que desenvolvemos foram cadernos contendo moodboards, plantas baixas com informações e tabelas de especificação com quantitativos e informações específicas. A partir deles, apresentamos a proposta aos demais profissionais envolvidos com o empreendimento para aprovação e posterior modelagem do 3D.

O programa do bloco 01 inclui: recepção, banheiros, bar e pizzaria, buffet e restaurante, brinquedoteca, varanda e área administrativa. Para a recepção e o restaurante/bar priorizamos o uso de técnicas tradicionais e materiais naturais característicos da região, destacando a pedra sabão no piso e bancadas, paredes de taipa de pilão, madeira no mobiliário e metais diversos utilizados como pontos de destaque.

Os blocos 3 e 4 compreendem quartos com cozinha, banheiro e escrivaninha para estudos e afins. Além dos disponíveis para hospedagem, o empreendimento oferece apartamentos que podem ser adquiridos na modalidade multipropriedade. Após definir o layout desses espaços, priorizamos mobiliários e detalhes arquitetônicos em pedra, madeira e tecidos claros para criar um ambiente aconchegante que acompanhasse a linguagem do restante do projeto. Também indicamos objetos de diversas texturas em verde escuro para adicionar cor ao ambiente – as marcenarias em MDF verde no roupeiro e bancada da cozinha, a poltrona em veludo verde escuro, e cadeira de balanço suspensa na varanda revestida com corda náutica verde e estofado verde.

Para o auditório projetamos um layout que permitisse o funcionamento de eventos simultâneos sem que houvesse interferências de ruídos, graças à divisórias acústicas que delimitam o espaço. Os mobiliários são leves, possibilitando que o arranjo da sala seja alterado facilmente conforme a necessidade do evento.

No complexo de lazer – composto por um bloco de bar e restaurante com deck, piscina descoberta, quadras, parquinho e outro bloco com piscina coberta aquecida integrada com academia e bar próprios – mantivemos a premissa de priorizar o uso materiais naturais, como a madeira e pedra, com alguns destaques pontuais em cores.

No bloco de SPA, para criar uma atmosfera introspectiva e de relaxamento propusemos materiais e acabamentos em tons escuros, como é o caso do granito cinza assentado como cantaria nas paredes, o granilite de fundo preto no piso, e o revestimento da sauna e piscina aquecida em seixo telado mesclado nas cores chumbo, grafite e preto. Também indicamos a madeira, que além de dialogar com os materiais propostos, faz referência aos demais blocos, por estar presente neles também.

O destaque do bloco que conta com sala de estar e sala de jogos são as várias redes para descanso, espalhadas no interior do ambiente e no deck anexo. Como no restante do projeto, propusemos materiais naturais como madeira e pedra para criar destaque visual, como é o caso da lareira em pedra sabão localizada na sala de estar. Ambos os ambientes possuem paredes com o painel em ladrilho hidráulico Pássaros, da MICRA!

-Empreendimento: Ala Empreendimentos

-Projeto arquitetônico: Julia Bittencourt

-Projeto paisagístico: Claudia Rocha

-Maquete 3D: Thiago miranda

-Maquete física: Sime Maquetes