Nome do projeto

CAPELA DOS MORCEGOS

Arquitetas responsáveis

Carolina Antonucci

Projeto

Construção

Tipologia

Residencial

Localização

Conselheiro Lafaiete – MG – BR

Ano

2020

Metragem

41m²

Descrição

A projeto foi o pedido de uma cliente para construção de uma Capela em homenagem à Nossa Senhora das Graças, junto à Casa dos Morcegos, uma casa dos anos 1920 reformada em 2017 pela equipe da MICRA.

A capela foi implantada em uma área livre do pomar situado na lateral da casa, em um local mais baixo do terreno, com um desnível de mais de 2m. Foi requisitado pela cliente que o acesso à capela fosse facilitado e por isso optamos por fazê-la suspensa, no nível do jardim em frente à Casa dos Morcegos, por onde seria o acesso. A entrada dá-se então por uma curta passarela nivelada com o jardim, contínua com o interior da capela, formando um única laje de concreto.

A capela tem planta invertida ao que é usual. A entrada é pelas laterais do altar principal, de forma que a vista do interior fosse voltada para o altar e também o jardim da casa. Na parede oposta, nos fundos da capela, está uma parede com um rasgo bem fino em forma de cruz, para proteger a fachada oeste do sol poente.

A cliente também pediu que a capela tivesse relação com a casa e, principalmente, que fizesse referência ao barroco mineiro. Para isso, usamos uma base de cantaria, similar à da casa, tijolos à vista e madeira. Os elementos do barroco vieram em uma estética eclética, com teto pintado, estruturas à mostra e aproveitamento de móveis da região, pertencentes ao acervo da família. O campanário é um arco em tijolo aparente que também abriga o altar principal e define a simetria da construção.

A forma construtiva é mista. A base é feita com duas paredes paralelas em cantaria e sustenta as paredes de fechamento, sendo frente e fundos em tijolo maciço aparente, e as laterais em alvenaria comum emboçada e pintada. O travamento da base é feito com peças de dormentes de madeira de 4m na horizontal, engastadas nas paredes de pedra, que por sua vez sustentam a laje de piso e também fazem o travamento da estrutura do telhado, composta por peças de dormentes de madeira de 4m. O telhado tem estrutura e forro em madeira e telha cerâmica.

Nas paredes laterais vão dois altares secundários como nichos na parede. No vão formado pela intercessão dos dormentes horizontais e verticais e a laje de piso, colocamos vido fixo que permite a vista do paisagismo na área livre abaixo da capela e também a iluminação indireta vinda da parte inferior da laje. O restante da iluminação é feita também de forma indireta, com luz difusa, voltada para o forro e os altares são iluminados pontualmente com luz focada.

Abaixo da capela é possível caminhar e a passagem dá acesso ao pomar. No caminho foi feito um paisagismo com bromélias de grande porte e filodendros, junto às paredes de cantaria. Sob a capela o paisagismo é feito com pedriscos no piso, um conjunto de marantas e filodendros nas áreas de meia sombra e um conjunto de sabambaias de chão e avencas nas áreas mais sombreadas.

Para conhecer também o projeto da Casa dos Morcegos, onde fica a capela, acesse o link:

CASA DOS MORCEGOS